OLA A TODOS,VAMOS A MAIS UM CAPITULO DA SAGA TRANSGLOBE,LANÇADO EM MEADOS DE 61 CHEGAVA AO MERCADO O NOVO MODELO DO TRANSGLOBE,O B-470,AGORA COM GABINETE TODO EM ALUMINIO, E COM UMA TELA DE METAL CROMADO EM FORMA DE LOSANGULO NA FRENTE,FUNCIONANDO A PILHAS DE LANTERNA COMO SE DIZIAM NA EPOCA,USA 6 PILHAS GRANDESTOTALIZANDO 9 VOLTS,MAS NOTEM QUE NO SUPORTE DE BATERIAS TEM 3 FIOS,ISSO SE DEVE AO FATO DELE SER DIVIDIDO EM 2 FONTES DIFERENTES,SENDO QUE OS 9 VOLTS TOTAIS ALIMENTAM A PARTE DO AMPLIFICADOR,E A DERIVAÇAO(4,5V)ALIMENTA A PARTE DE RF DO RADIO,ESSE TIPO DE ALIMENTAÇAO PERMANECEU ATE OS B-471/1/2,PASSANDO A SER SOMENTE 9 VOLTS SO OS B-471/3/4 E NO B480,POSTERIORMENTE OS B 470 FORAM LANÇADOS COM A TELA FRONTAL EM ALUMINIO,MAS AS DIMENÇOES DO GABINETE FORAM MANTIDAS,POIS SAO DIFERENTES DAS DOS B471 PRA FRENTE,SAO MAIS ALTOS E MAIS ESTREITOS,AI VAI FOTOS DO NOSSO B-470,OUTRA CARACTERISTICA DESSE MODELO E O BOTAO DA LUZ,COM UM DESENHO DE CHAMA DE VELA,DEPOIS PASSARAM A SER UMA ESTRELA,NOTEM TB QUE A GRAFIA DO DIAL TB MUDA,NO PRIMEIRO AINDA SE USA A NOMENCLATURA BC (BROADCASTING) O NO MAIS NOVO JA USA OM (ONDAS MEDIAS.....
Peterson.
ResponderExcluirEsse sem dúvida é o mais belo dos Transglobes com gabinete de metal, seu modelo está extremamente bem conservado, parabéns!
Admiro muito sua iniciativa de criar esse blog com qualidade e gostaria muito que ele se tornasse uma referência para todos que querem conhecer, reparar e preservar o maior e mais famoso Rádio nacional, pois infelizmente o único que se dispôs a fazer um blog de referência sobre o Transglobe abandonou o projeto há anos, mesmo tendo um gigantesco material técnico e conhecimento sobre o Philco Transglobe. Acho triste e lamentável trancar tamanho conhecimento e documentos técnicos num cofre, mas cada um faz o quer da vida.
Se me permite, gostaria de lhe sugerir como um mero amador que sou, algumas coisas:
- A cada postagem de um modelo cite com mais detalhadamente os aspectos técnicos de cada modelo, do seu funcionamento, das diferenças que ele possui dos modelos que o antecederam.
- Quais as características eletrônicas dos componentes utilizados pela Philco naquele modelo (transistores, capacitores, resistores, potenciômetros, chave de ondas, bobinas de antena, fiação, lâmpadas, acabamentos, faixas de frequências e etc) o que houve de avanço eletrônico, o que era bom ou deficitário nesses componentes, quias os fabricantes a Philco usava, o que foi corrigido posteriormente. E mais, que componentes atuais podem substituir os que não são mais fabricados hoje.
- Quais qualidades o modelo citado tinha sobre os que o antecederam e sobre os que vieram depois. O que a Philco utilizou nele, o que mudou pra melhor ou pior durante sua produção.
- Seria ótimo disponibilizar em cada postagem o esquema de Serviço e Calibragem do modelo postado, manual (se tiver) , pois isso seria um GRANDIOSO auxílio para quem está recuperando ou dando manutenção aos seus Transglobes. O colega poderá ver o modelo, ver o circuito, ler sobre suas características de fabricação e ano e ter o esquema ali, correto. (eliminamos assim a especulação da venda de esquemas e o egoísmo de vários)
- E claro, um vídeo breve do funcionamento perfeito do rádio, deste modo o colega colecionador poderia ter um parâmetro do funcionamento do modelo com suas características originais, e comparar com o que ele está consertando ou que foi consertado por algum charlatão.
Em fim, sei que isto dá trabalho, e requer tempo, mas seria um grande diferencial do seu blog, e pra todos nós que buscamos resgatar e preservar a memória de todos os Transglobes seria fantástico. POR FAVOR NÃO DESISTA DESTE PROJETO!
Mais uma vez parabéns, e obrigado.
Thiago!
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOLA AMIGO ALFAUM,VALEU PELO COMENTARIO,NAO SEI COMO SUMIU DAQUI KK,ANDO SEM TEMPO DE ATUALIZAR,VOU COLOCAR MAIS COISAS,ESQUEMAS POR EXEMPLO
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