sábado, 4 de julho de 2015

OLA A TODOS,VAMOS A MAIS UM CAPITULO DA SAGA TRANSGLOBE,LANÇADO EM MEADOS DE 61 CHEGAVA AO MERCADO O NOVO MODELO DO TRANSGLOBE,O B-470,AGORA COM GABINETE TODO EM ALUMINIO, E COM UMA TELA DE METAL CROMADO EM FORMA DE LOSANGULO NA FRENTE,FUNCIONANDO A PILHAS DE LANTERNA COMO SE DIZIAM NA EPOCA,USA 6 PILHAS GRANDESTOTALIZANDO 9 VOLTS,MAS NOTEM QUE NO SUPORTE DE BATERIAS TEM 3 FIOS,ISSO SE DEVE AO FATO DELE SER DIVIDIDO EM 2 FONTES DIFERENTES,SENDO QUE OS 9 VOLTS TOTAIS ALIMENTAM A PARTE DO AMPLIFICADOR,E A DERIVAÇAO(4,5V)ALIMENTA A PARTE DE RF DO RADIO,ESSE TIPO DE ALIMENTAÇAO PERMANECEU ATE OS B-471/1/2,PASSANDO A SER SOMENTE 9 VOLTS SO OS B-471/3/4 E NO B480,POSTERIORMENTE OS B 470 FORAM LANÇADOS COM A TELA FRONTAL EM ALUMINIO,MAS AS DIMENÇOES DO GABINETE FORAM MANTIDAS,POIS SAO DIFERENTES DAS DOS B471 PRA FRENTE,SAO MAIS ALTOS E MAIS ESTREITOS,AI VAI FOTOS DO NOSSO B-470,OUTRA CARACTERISTICA DESSE MODELO E O BOTAO DA LUZ,COM UM DESENHO DE CHAMA DE VELA,DEPOIS PASSARAM A SER UMA ESTRELA,NOTEM TB QUE A GRAFIA DO DIAL TB MUDA,NO PRIMEIRO AINDA SE USA A NOMENCLATURA BC (BROADCASTING) O NO MAIS NOVO JA USA OM (ONDAS MEDIAS.....










3 comentários:

  1. Peterson.

    Esse sem dúvida é o mais belo dos Transglobes com gabinete de metal, seu modelo está extremamente bem conservado, parabéns!

    Admiro muito sua iniciativa de criar esse blog com qualidade e gostaria muito que ele se tornasse uma referência para todos que querem conhecer, reparar e preservar o maior e mais famoso Rádio nacional, pois infelizmente o único que se dispôs a fazer um blog de referência sobre o Transglobe abandonou o projeto há anos, mesmo tendo um gigantesco material técnico e conhecimento sobre o Philco Transglobe. Acho triste e lamentável trancar tamanho conhecimento e documentos técnicos num cofre, mas cada um faz o quer da vida.

    Se me permite, gostaria de lhe sugerir como um mero amador que sou, algumas coisas:

    - A cada postagem de um modelo cite com mais detalhadamente os aspectos técnicos de cada modelo, do seu funcionamento, das diferenças que ele possui dos modelos que o antecederam.

    - Quais as características eletrônicas dos componentes utilizados pela Philco naquele modelo (transistores, capacitores, resistores, potenciômetros, chave de ondas, bobinas de antena, fiação, lâmpadas, acabamentos, faixas de frequências e etc) o que houve de avanço eletrônico, o que era bom ou deficitário nesses componentes, quias os fabricantes a Philco usava, o que foi corrigido posteriormente. E mais, que componentes atuais podem substituir os que não são mais fabricados hoje.

    - Quais qualidades o modelo citado tinha sobre os que o antecederam e sobre os que vieram depois. O que a Philco utilizou nele, o que mudou pra melhor ou pior durante sua produção.

    - Seria ótimo disponibilizar em cada postagem o esquema de Serviço e Calibragem do modelo postado, manual (se tiver) , pois isso seria um GRANDIOSO auxílio para quem está recuperando ou dando manutenção aos seus Transglobes. O colega poderá ver o modelo, ver o circuito, ler sobre suas características de fabricação e ano e ter o esquema ali, correto. (eliminamos assim a especulação da venda de esquemas e o egoísmo de vários)

    - E claro, um vídeo breve do funcionamento perfeito do rádio, deste modo o colega colecionador poderia ter um parâmetro do funcionamento do modelo com suas características originais, e comparar com o que ele está consertando ou que foi consertado por algum charlatão.

    Em fim, sei que isto dá trabalho, e requer tempo, mas seria um grande diferencial do seu blog, e pra todos nós que buscamos resgatar e preservar a memória de todos os Transglobes seria fantástico. POR FAVOR NÃO DESISTA DESTE PROJETO!

    Mais uma vez parabéns, e obrigado.


    Thiago!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLA AMIGO ALFAUM,VALEU PELO COMENTARIO,NAO SEI COMO SUMIU DAQUI KK,ANDO SEM TEMPO DE ATUALIZAR,VOU COLOCAR MAIS COISAS,ESQUEMAS POR EXEMPLO

      Excluir